Cerca de 2 mil convidados que representam diversos segmentos da sociedade civil brasileira lotam o Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o encontro com o papa Francisco, às 11h30 deste sábado (27), dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, disse que a forma como o papa se comunica é completamente diferente do que se tem visto e traz esperança. “E esperança é tudo o que precisamos."
Vieira destacou que o papa Francisco incentiva os jovens a irem às ruas e combater a corrupção. “Vão para as ruas, façam política com P maiúsculo. Essa é uma brutal esperança para a sociedade mundial e brasileira."
Leia Mais
Para um mundo melhor, papa pede a sacerdotes que reforcem evangelização de jovens Papa Francisco cumpre agenda extensa no penúltimo dia no Rio de Janeiro'Candelária nunca mais', diz papa a jovens infratoresFrancisco desce do papamóvel para cumprimentar fiéisDesinformados, poucos fiéis acompanharam desfile do papaCasal pede interferência do papa contra lei que permite aborto de fetos com má-formação Mais de 1,5 milhão de peregrinos devem participar do encerramento da JMJPara o compositor da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, Nelson Sargento, a visita do papa "é espetacular. É uma das páginas mais importantes deste Rio de Janeiro e, consequentemente, do Brasil, que tem que fazer parte da nossa história".
A mesma emoção tomou conta do compositor e sambista Monarco, da velha guarda da Portela, que definiu a visita do papa Francisco como uma "coisa linda. O povo está feliz, a juventude, os idosos. Não tenho palavras. A emoção é muito grande".
O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) avaliou que a vinda do papa ao Brasil já está produzindo efeitos. Ele lembrou que o pontífice faz um chamado a todas as pessoaso, independentemente de serem católicas, alertando para os problemas que o país e a humanidade enfrentam.
"O drama da corrupção, do egoísmo e da falta de solidariedade", disse Leite. Ele destacou ainda que a visita do papa representa um grande momento de reflexão e uma mudança de rumo no comportamernto de todos.
O papa Francisco está discursando neste momento. Antes, o pontífice e os convidados assistiram a apresentação da orquestra do Theatro Municipal, comandada pelo maestro Silvio Viegas.