Jornal Estado de Minas

Papa Francisco anuncia Cracóvia, na Polônia, como sede da próxima edição da JMJ

A nova reunião de jovens católicos será realizada em 2016

Marcelo Ernesto - Enviado especial a Curitiba
A próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada na cidade de Cracóvia, na Polônia. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco ao final da missa de envio que reúne mais de três milhões de pessoas na manhã deste domingo na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A 29° edição da JMJ será 2016. A escolha é uma homenagem ao papa polonês João Paulo II, criador da Jornada. A realização do encontro católico em Cracóvia também reforça o processo de canonização de João Paulo II, que foi bispo na cidade.
Veja imagens da celebração deste domingo


Ao se despedir dos jovens que lotaram a Praia de Copacabana, o papa Francisco voltou a pedir coragem e generosidade, agradeceu pela acolhida e disse que levaria cada um em seu coração. "Nunca tenham medo de ser generosos com Cristo, vale a pena sair e ir com coragem e generosidade", disse.

Durante a missa do envio, que encerra a programação desta edição da JMJ, o papa Francisco incentivou os jovens católicos a saírem sem medo de evangelizar.  "O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que nos parecem mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas. Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo aos que parecem mais distantes, mais indiferentes", disse o primeiro papa latino-americano da história, alternando entre o português e o espanhol.

Com agências