Quatro brasileiros, três homens e uma mulher, foram impedidos de entrar na Espanha, quando desembarcaram na sexta-feira no Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri. Os brasileiros embarcaram nesta manhã de volta ao Brasil e devem chegar à noite em Salvador (BA). Os nomes não foram divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, para preservar a privacidade dos envolvidos. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, as autoridades espanholas entraram em contato com o Consulado do Brasil em Madri para avisar que os brasileiros não cumpriam os requisitos de entrada no país. De acordo com o Itamaraty, os funcionários do consulado conversaram com os brasileiros para saber se receberam correto tratamento legal, e verificaram que eles realmente não cumpriam os requisitos para admissão no território espanhol.
O Ministério das Relações Exteriores informou que foi implementado um mecanismo entre os governos do Brasil e da Espanha, no primeiro semestre de 2012, que prevê que quando um brasileiro não é admitido na Espanha, as autoridades espanholas entram em contato com o consulado para que o Itamaraty possa verificar se o brasileiro está recebendo tratamento adequado e se há alguma possibilidade de recurso.
Segundo o ministério, mais de mil brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha em 2011. O número caiu para 510 em 2012 e, até junho deste ano, 150 brasileiros não puderam entrar na Espanha por não cumprir os requisitos de entrada.
Leia Mais
Médicos de 22 estados vão realizar dois dias de protestos contra programaPaís reduz distância entre indicadores das cidades3,7 milhões estavam na missa de encerramento da JMJSegundo o ministério, mais de mil brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha em 2011. O número caiu para 510 em 2012 e, até junho deste ano, 150 brasileiros não puderam entrar na Espanha por não cumprir os requisitos de entrada.