A busca pelo corpo dos sonhos vai muito além da academia. Na tentativa de conquistar músculos e o peso ideal, os malhadores de carteirinha recorrem a suplementos alimentares para atingir essa meta. Quando isso é feito com acompanhamento de um nutricionista, o resultado pode ser facilmente alcançado sem comprometer a saúde.Os organizadores do Brasília Capital Fitness destinaram um espaço nesta edição para as lojas que vendem esse tipo de produto. Quem for à feira, além de participar de cursos e aulões especiais, poderá conferir a 1ª Expo Nutrition.
Pelo menos quatro representantes desse mercado expõem os produtos na feira. A organização do evento espera que R$ 4 milhões sejam resultado da venda de suplementos. Esse montante representa 20% do total que devem ser negociados nos quatro dias do evento fitness. “O BCF começou há 18 anos, com cursos voltados para profissionais de educação física, mas cresceu e agregou parceiros. Percebemos que há muitas áreas ligadas, como a nutrição e a fisioterapia. Nosso objetivo é ter tudo que um praticante de esporte precisa”, conta o coordenador-geral da feira, Fábio Padilha.
Valdinei Cabral, gerente nacional de uma importadora de suplementos e expositor no BCF, explica que o mercado no país tem crescido nos últimos anos. Em 2010, aumentou 10%. Em 2011, 14% e, no ano passado, 18,5%. “O segmento em Brasília é muito promissor. Na nossa empresa, é o terceiro maior mercado, só perde para Rio de Janeiro e São Paulo”, aponta. Cabral acredita que a opinião dos brasileiros e dos brasilienses sobre esse tipo de produto tem mudado ao longo dos anos. “As pessoas estão tendo consciência de que os suplementos não são usados por quem quer perfomance. Quem busca saúde e qualidade de vida também pode consumi-los”, alerta.
A oficial de Justiça Luciene Jane Pinheiro da Costa, 47 anos, moradora do Sudoeste, esteve no BCF, na manhã de ontem, para conferir as novidades e fez questão de passear pela Expo Nutrition. Ela toma suplementos alimentares para fazer as atividades físicas diárias e manter a saúde. “Tomo para manter meu peso e em função da minha idade. Mas faço isso com orientação de um profissional. As pessoas têm mania de tomar por conta própria e sem necessidade, porque uma amiga faz, e isso pode sobrecarregar algum órgão”, acredita.
O advogado André Carneiro, 26 anos, morador do Lago Sul, esteve na feira para prestigiar os amigos e conferir os produtos. A loja em que ele costuma comprar os suplementos expõe no BCF. Ele malha há 11 anos e, desde os 18, faz uso de suplementação. “Mas isso tudo em nome da saúde, leio sobre o assunto e entendo um pouco. O pessoal da loja também dá muitas dicas e orientações”, conta. Ligado ao mundo fitness, Carneiro frequenta a feira há alguns anos.
Orientação
Profissional de educação física e nutricionista esportivo, Felipe Marangon afirma que qualquer pessoa pode tomar suplemento. “Desde criança a idosos, até em pacientes internados para recuperar o estado nutricional. É um alimento em pó ou capsular que, se for usado de forma adequada, na indicação, quantidade e hora certas para aquela pessoa, não traz malefícios”, garante. Marangon faz um alerta sobre quem pode prescrever esse tipo de produto. “Só um nutricionista pode fazer isso e de forma individualizada. Ele vai avaliar se é mesmo necessário e em qual horário tomar”, completa.
O nutricionista esportivo lembra que os suplementos não podem ser confundidos com os anabolizantes, substâncias proibidas. “O suplemento é um nutriente na forma de pó. Os anabolizantes são hormônios anabólicos, que só podem ser prescritos por médicos quando há uma necessidade de reposição hormonal. Alguns suplementos até melhoram os nossos próprios hormônios, mas no Brasil não são permitidos”, explica.
O Brasília Capital Fitness começou na última quinta-feira e segue até amanhã no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A organização espera que cerca de 70 mil pessoas passem pelo local nesses quatro dias. Além da feira de esportes, haverá mais de 80 cursos e uma série de atrações para quem for até o local. Essa é a 18ª edição na cidade.
Os mais comuns
Veja quais são os suplementos mais comuns e a função de cada um deles:
» Proteicos: proteína do soro do leite. Serve para repor o deficit de proteína na alimentação e recuperar as microlesões que ocorrem com os exercícios físicos. A recuperação dessas lesões que gera a hipertrofia.
» Aminoácidos: servem para recuperar de forma mais rápida as microlesões decorrentes dos exercícios físicos.
» Termogênicos: são usados para aumentar o gasto calórico, promovem a queima de gordura corporal.
» Antioxidantes: combatem os radicais livres produzidos em decorrência da atividade física, que são moléculas liberadas no nosso organismo pelo metabolismo com elétrons instáveis e podem causar morte celular e envelhecimento precoce.
Atrações
Feira de esportes
Mais de 80 cursos nas áreas de bem-estar, mundo fitness, gestão, acqua, esportes, nutrição, fisioterapia e escolar
Hoje
Bike Indoor Fest
Das 9h às 17h, a cada uma hora
Local: Ala Norte
Business Conference
Às 9h
Workout Fest
Das 9h às 17h, a cada uma hora
Local: Ala Sul
Capital Run Indoor
Das 10h às 17h, a cada uma hora
Local: Arena externa
Kangoo Jumps
Das 10h às 17h, a cada uma hora
Local: Mezanino superior, no palco Powerade
Arena MMA
Das 10h às 17h, a cada uma hora
Local: Mezanino superior
Aberto de Fisiculturismo
Às 19h
Local: Mezanino superior, no palco Powerade
Festa oficial
Às 22h
Local: Villa Mix
Amanhã
Corrida de rua
Às 8h
Local: Torre de TV
Bike Indoor Fest
Das 9h às 13h, a cada uma hora
Local: Ala Norte
Capital Run Indoor
Às 9h e às 10h
Local: Arena externa
Workout Fest
Das 9h às 12h, a cada uma hora
Local: Ala Sul
Arena MMA
Das 10h às 14h, a cada uma hora
Local: Mezanino superior
Powerade Dance Fest
Das 10h às 16h, a cada uma hora
Local: Mezanino superior
Palco Powerade
O BCF é realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Por Thaís Paranhos
até amanhã