Famílias de sem-teto invadem terreno do governo federal em de São Paulo
Quase 500 famílias ocupavam na manhã de hoje (24) um terreno do governo federal, na zona sul da cidade e que foi invadido ontem à noite por cerca de 400 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Segundo nota do movimento, a área tem mais de 10 mil metros quadrados e estava abandonada há mais de 15 anos. Ela está situada na Rua Silveira Sampaio, no bairro de Paraisópolis.
%u201CQueremos abrir negociação com as três esferas de governo para que esse terreno seja transformada em moradias por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida%u201D, justificou Guilherme Boulos, um dos coordenadores do MTST. Ele informou que o número de famílias cadastradas chega a 1,2 mil. De acordo com ele, são pessoas que vivem em casas alugadas no mesmo bairro da ocupação. O terreno, conforme salientou, faz divisa com mansões do bairro do Morumbi.
Ainda segundo Guilherme, o movimento foi provocado pela demora nas ações de combate à falta de moradias no país. Na avaliação dele, o déficit habitacional, calculado em cerca de 6,5 milhões pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é subestimado. Só o número de inscrições por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, disse, chegou a 17 milhões de unidades quando foi aberto em 2009.