O Ministério da Justiça instituiu um grupo de trabalho para padronizar ações das tropas de choque e uso de armas menos letais em manifestações populares. Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 28, a avaliação é que a padronização poderá "assegurar maior segurança para manifestantes, policiais e sociedade em geral".
Em outra portaria, o ministério da Justiça, institui um grupo de trabalho com o objetivo de avaliar as ações de segurança pública realizadas durante a Copa das Confederações, projetando os trabalhos à Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada Rio 2016. O objetivo com a avaliação é "aprimorar os mecanismos de garantia da segurança pública durante os grandes eventos e preservação da ordem pública no próximo período".
O grupo também será composto por representantes do ministério da Justiça e do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. O prazo para conclusão das atividades também é de 90 dias, prorrogável por igual período.