Jornal Estado de Minas

Passageiros ateiam fogo a vagão após defeito em trem no subúrbio do Rio

Defeito em vagão aconteceu por volta das 8h desta terça-feira, 3

Lucas Rage

A falha de um trem revoltou passageiros que seguiam para o trabalho na manhã desta terça-feira, no Rio de Janeiro.

O veículo da concessionária de trens urbanos SuperVia seguia pelo ramal de Santa Cruz, região oeste da capital fluminense, para a estação Central do Brasil (centro), quando apresentou defeito próximo à estação Engenho de Dentro, no subúrbio carioca, por volta das 8h. De acordo com a concessionária, os passageiros foram orientados a descer da composição na linha férrea e caminhar por um trecho de 60 metros até a plataforma Engenho de Dentro.

Indignados, os passageiros que desembarcaram e atearam fogo em um trem que estava parado na estação Quintino, próximo ao local. Por causa dos protestos, 27 estações tiveram suas atividades interrompidas. No site da companhia, os ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro operavam em intervalos irregulares pela manhã.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, militares da corporação se encontram no local e as chamas já foram controladas.

Em nota, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos, Agetransp, informou que abriu boletim de ocorrência e enviou fiscalização à estação de Engenho de Dentro para apurar os motivos do incidente ocorrido na manhã de hoje.

Em um comunicado divulgado em sua página na internet na segunda-feira, a SuperVia comentou o aumento de depredações de terceiros à veículos de sua frota ferroviária. De acordo com a empresa, o número de ocorrências envolvendo os veículos aumentou consideravelmente na última semana, com o registro de ataques como arremesso de pedras, depredações de janelas e para-brisas e furto de cabos elétricos da via.

“A concessionária repudia com veemência atos como esses, que causam danos ao patrimônio público e põe em risco a viagem de milhares de pessoas. A concessionária lamenta os transtornos causados aos passageiros pelas atitudes irregulares realizadas por algumas pessoas e informa que todos os casos estão sendo rigorosamente apurados, com apoio da Polícia e do Governo do Estado do Rio de Janeiro”, finalizou a empresa, em nota.

 

*Com informações da Agência Estado e Agência Brasil