Os eventos do Dia da Independência, no sábado (7/9), contarão com aproximadamente seis mil policiais militares na Esplanada do Ministérios e arredores. O número é 300% superior ao habitual, de dois mil militares. Cerca de 320 bombeiros, 150 policiais civis e 110 agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) também vão atuar no local, onde vão ocorrer o desfile de 7 de setembro, o jogo amistoso entre Brasil e Austrália, e uma manifestação. A previsão é de que 150 mil pessoas passem pelos três eventos.
O serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública estima que 50 mil pessoas participem da manifestação. A pasta informou que os militares já foram orientados a seguir o modelo do Rio de Janeiro em protestos. As pessoas que estiverem com rosto coberto devem se identificar, e aquelas que se recusarem serão detidas. Os manifestantes que forem flagrados agredindo policiais também serão conduzidos à delegacia.
Em coletiva de imprensa, o coronel da PM, Jooziel Freire, disse que os manifestantes terão que respeitar o raio de um quilômetro de distância do Estádio Nacional Mané Garrincha. Cerca de 1.800 policiais farão o policiamento da arena esportiva. Para o desfile, foram escalados 1.400 militares, além do apoio do Exército.
A secretaria pede aos brasilienses que forem à Esplanada para não levar bolsas e sacolas, já que os objetos serão revistados pelas forças de segurança. As inspeções começarão já na estação de metrô da Rodoviária do Plano Piloto.
Trânsito
O tráfego de veículos será interditado nas vias S1 e N1 das 5h às 10h devido ao desfile. O acesso dos visitantes será realizado pelas vias S2 e N2, em frente aos anexos dos ministérios. A via N1 será novamente fechada entre 12h30 e 19h para o jogo no Estádio Nacional.
Os visitantes poderão utilizar todos os estacionamentos do Parque da Cidade, dos setores comerciais Sul e Norte, e de Rádio e TV Sul e Norte. O metrô funcionará em horário especial, das 7h às 20h.