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Destino de 45 mil carros apreendidos em SP é virar sucataParaguai entrega sucatas de navios ao RSVeículos apreendidos correm risco de virar sucata em São PauloDe acordo com o prefeito, o material considerado inútil começou a ser estocado no pátio ferroviário de Iperó há vinte anos, formando um dos maiores “cemitérios de trens” do País.
Desde 2007 a prefeitura vem acionando a ALL para a retirada das composições sucateadas. O prefeito alega que os vagões impedem a ligação dos bairros Novo Horizonte e Vila Santo Antônio com a região central e servem de abrigo para criminosos, além de acarretar o risco da procriação do mosquito da dengue.
Recentemente, a prefeitura também constatou o vazamento de óleo e substâncias químicas dos vagões, acarretando dano ambiental. Na Justiça, a ALL foi condenada ainda a pagar uma multa de R$ 1 mil por dia até a retirada dos vagões, mas entrou com recurso contra a decisão. A prefeitura também multou a empresa em R$ 2,65 milhões por abandono de sucata em área pública.
Picotar
Com a concessão da liminar, a prefeitura contratou uma empresa para “picotar” os vagões - o serviço é realizado por um equipamento conhecido como tesoura hidráulica. De acordo com o prefeito, a sucata será vendida por meio de licitação e o dinheiro, depositado em juízo - uma parte será usada para cobrir o custo da própria operação.
Sem notificação
O advogado da ALL, Guilherme Moraes, esteve no local no momento em que o corte dos vagões era iniciado. Ele disse que a empresa não havia sido notificada.“Estamos registrando o que está acontecendo para tomar as providências. Já fizemos contato com a Polícia Federal, pois, pelo contrato de concessão, a empresa é responsável pela guarda desses bens da União”, afirmou.
De acordo com a ALL, os vagões inativos não foram retirados por causa de uma decisão da 3.ª Vara Federal de Piracicaba, que imobilizou os bens da ferrovia.Uma nova decisão arquivou o processo sem julgar o mérito, mas a ALL alega que a sentença ainda não transitou em julgado.