O clima ficou tenso durante a manifestação ocorrida no Rio de Janeiro na manhã deste sábado. Aproximadamente 200 pessoas invadiram o local onde acontece os desfiles militares de Sete de Setembro. Houve confronto com a Polícia Militar (PM) que usou bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar a multidão. Pelo menos cinco pessoas já foram detidas e uma pessoa ferida.
Os manifestantes chegaram às 7h30 na Avenida Passos, esquina com a Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, onde ocorre o desfile militar do Dia da Independência. O grupo saiu em passeata pelas ruas da cidade e houve um pequeno confronto com militares.
O clima ficou tenso na concentração, chamada de Setembro Revolucionário. Uma manifestante foi atingida na cabeça por um cassetete e foi atendida pelos socorristas voluntários. Representantes do Ministério Público Estadual acompanha a movimentação e filmam a movimentação.
O grupo conseguiu furar o bloqueio policial e entrou no local onde acontece os desfiles na cidade. Houve confronto com a PM que lançou bombas de gás lacrimogêneo contra a multidão. Pelo menos cinco pessoas foram detidas. Um dos jovens estava com spray de pimenta e outro com estilingue. Todos foram levados para o 5º Distrito Policial.
Mais cedo, em outro tumulto, três manifestantes foram levados para identificação, mas não chegaram a ser presos. Alguns estão mascarados, mas a maioria tem o rosto descoberto.