Dezenas de pessoas estão concentradas na Rua Uruguaiana próximo à esquina com a Avenida Presidente Vargas, na área central da cidade, para participar do Grupo dos Excluídos de 2013. A manifestação que ocorre tradicionalmente no 7 de Setembro reúne movimentos sociais, centrais sindicais, e partidos de esquerda.Veja imagens do protesto
Um reduzido número de integrantes do Black Bloc chegou para se juntar à passeata e está sendo revistado pelos policiais militares. Pouquíssimos manifestantes estão com os rostos cobertos. Eles seguem pela Avenida Presidente Vargas, cantando músicas em defesa da saúde, da educação, contra a corrupção e contra o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Um grupo de transformista se apresenta durante a passeata e, entre os participantes, há grupos de vendedores ambulantes, pedindo direito ao trabalho, a Associação de Moradores de Santa Teresa pede o retorno dos bondinhos ao bairro e homossexuais pedem o fim da homofobia.
Outros manifestantes carregam adesivos e camisas contra os leilões de privatização do petróleo e professores da rede pública que defendem mais investimento em educação. Toda a manifestação transcorre em clima de muita tranquilidade e acompanhada pacificamente por policiais militares.