Leia Mais
Manifestantes continuam enfrentando a polícia no centro de BrasíliaApós trégua, clima esquenta novamente na área central de BrasíliaFotógrafo é atacado por cachorro da PM em Brasília"Pode denunciar", diz PM em vídeo após jogar spray em manifestantes em BrasíliaManifestantes presos em Brasília durante o 7 de Setembro já foram libertadosBrasília tem 39 manifestantes detidos por desordem, desacato e danos ao patrimônio“O comando da PM está entendendo que o simples fato de a pessoa estar portando máscara é suficiente para trazê-la para a delegacia. Eu entendo que isso é inconstitucional. Então, estamos conversando com a polícia para que as pessoas que estejam com máscaras tenham que se identificar, mas não sejam detidas por isso”, disse à Agência Brasil o advogado Alexandre Queiroz, que está coordenando o grupo da OAB.
Queiroz informou que os advogados estão acompanhando os depoimentos dos manifestantes e, depois disso, na maior parte dos casos, eles estão sendo liberados pela polícia. No entanto, o advogado reconhece que “existe uma situação de anormalidade” e garantiu que a OAB não será conivente com abusos de nenhuma das partes. “Nós somos representantes da sociedade. Não vamos ser coniventes com abusos da polícia, nem dos manifestantes”, disse o advogado. De acordo com ele, também há representantes da ordem na Delegacia da Criança e do Adolescente, onde há notícias de que menores de idade também foram apreendidos.
Além dos detidos, a polícia apreendeu máscaras de gás, pelo menos um canivete e pedaços de madeiras que seriam utilizados em confrontos. A estimativa é que o grupo tenha entre 300 e 400 manifestantes, embora o número pareça maior porque eles estão em locais de grande circulação de pessoas como a Rodoviária de Brasília. A informação da assessoria da PM é que os líderes dos manifestantes que praticam atos de vandalismo estão sendo identificados e serão presos posteriormente.