Entre 50 e 70 pessoas participaram na noite desta quinta-feira (12/9) de um protesto em frente ao 1º Batalhão de Polícia Militar, no Setor de Áreas Isoladas 4, na Asa Sul. Eles pediram a demissão do capitão do BPChoque Bruno Rocha, flagrado admitindo uso arbitrário de spray de pimenta contra manifestantes. Os manifestantes ocuparam a faixa de acesso à 315 Sul e seguiram em direção à estação de Metrô da 114, onde se dispersaram, por volta de 21h. O trânsito flui sem cogestionamento.
O capitão Bruno foi filmado durante os protestos no feriado de Sete de Setembro. Questionado sobre a ação, disse que lançou o spray "porque quis" e emendou: "Pode ir lá (na Corregedoria da PM) denunciar".
Alguns dos manifestantes usaram, nesta quinta-feira, máscaras e camisas no rosto. Os jovens gritavam “Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar” e “Spray de pimenta em homem e mulher, o povo brasileiro virou acarajé”. A PM não fez nenhum tipo de mobilização para conter os jovens, que não ameaçam invadir o local.
Foi instaurado nessa segunda-feira (9/9) um Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração de suposto abuso de autoridade, transgressão disciplinar e crime militar. A conduta do capitão será também investigada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.