Leia Mais
Fumaça da explosão em SC pode chegar a São PauloFumaça de incêndio em armazém de fertilizantes leva moradores a deixar município catarinenseIncêndio atinge armazém de fertilizantes em Santa CatarinaForça tarefa controla fumaça em armazém catarinenseO especialista em produtos perigosos da Defesa Civil de Santa Catarina, o major-bombeiro Geovane Matiuzzi, explicou que a fumaça não é letal, mas que o gás que se forma a partir da queima do nitrato de amônia provoca o mesmo efeito de um gás lacrimogêneo.
De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, a fumaça “pode provocar irritações nos olhos, na pele e na garganta”. A população é mantida afastada do local. Mais de 400 pessoas que moram perto da fábrica foram encaminhadas para abrigos. De forma preventiva, mascaras foram distribuídas para a população pela Marinha.
Mais de 200 bombeiros ainda trabalham no combate ao fogo. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Marcos de Oliveira, informou, durante entrevista à imprensa na tarde desta quarta-feira, que não há previsão para que o incêndio seja controlado. Segundo ele, as causas da explosão ainda não são conhecidas.