São Paulo, 09 - A passeata organizada por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) no centro de São Paulo terminou sem problemas na noite desta quarta-feira, 09, em frente à Assembleia Legislativa do Estado. Reforçados por uma caravana de alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os estudantes reivindicaram a mudança do sistema eleitoral das universidades estaduais de São Paulo e a saída da Polícia Militar dos campi.
De forma pacífica, os estudantes protestaram em frente a Assembleia Legislativa, com palavras de ordem contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Policiais formaram um cordão de isolamento para proteger o prédio.
As reivindicações do protesto desta quarta já levaram um grupo de estudantes a ocupar o prédio da administração central da USP no começo do mês, assim como a reitoria da Unicamp, na quinta-feira, 3. Nesta quarta-feira, 09, a Justiça não acolheu o pedido de reintegração de posse feito pela direção da USP.
A manifestação iniciou com uma concentração na frente do prédio do Masp, às 16h. Por volta das 18h, o grupo bloqueou a Avenida Paulista no sentido Paraíso e seguiu para a assembleia.