Jornal Estado de Minas

Manifestantes bloqueiam vias de comunidade da zona oeste do Rio

Eles bloquearam ruas e atearam fogo a pedaços de madeira, borracha e entulho no início da manhã deste sábado

Agência Brasil
Motoristas de vans da comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, fizeram neste sábado mais uma manifestação. Eles bloquearam ruas e atearam fogo a pedaços de madeira, borracha e entulho no início da manhã. As vias de acesso à comunidade, para quem vem da Barra da Tijuca, ficaram fechadas por cerca de uma hora, segundo a Polícia Militar (PM). O protesto só terminou pouco antes do meio-dia.
Agentes da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) chegaram ao local depois do protesto para apagar o fogo e retirar o entulho do meio da rua. Moradores e policiais disseram que, apesar do bloqueio das vias, não houve confronto entre manifestante e PMs.

Ontem os motoristas de van já haviam feito um protesto semelhante, com bloqueio de vias da comunidade. Os manifestantes protestaram contra a medida da prefeitura de restringir a circulação de vans autorizadas pela zona oeste da cidade a partir de hoje. Apenas 392 vans estão autorizadas, das mais de mil existentes na região. Além disso, elas não poderão circular por algumas avenidas.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a frota de ônibus foi reforçada para suprir a redução do número de vans. O objetivo das mudanças, segundo a secretaria, é melhorar a qualidade do serviço prestado à população nas áreas mais carentes de transporte coletivo, oferecendo segurança, conforto e regularidade. Devido à manifestação, no entanto, ônibus não circulavam pelo Rio das Pedras no início da tarde de hoje.