Uma embarcação que acompanhava a procissão conhecida como Círio Fluvival, que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas águas do Rio Amazonas, naufragou, neste sábado, na orla de Macapá nas proximidades do Igarapé de Pedrinhas. Pelo menos 12 pessoas que estavam no barco Reis Primeiros morreram após o naufrágio, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Entre os mortos está o comandante do barco, cujo corpo foi resgatado pelos militares. Seis pessoas continuam desaparecidas.
Segundo informações do capitão Paulo Rodrigo Neves de Oliveira, da Capitania do Portos de Macapá, a embarcação conduzia 100 passageiros. O acidente ocorreu quando a embarcação retornava de Macapá para Santana após o fim da procissão. A Capitania dos Portos vai abrir um inquérito para investigar as causas do acidente e o laudo técnico deve ficar pronto em 90 dias.
"O tempo estava bom. É uma embarcação nova, de 2010, que foi vistoriada recentemente. Nós fizemos a fiscalização na saída de Santana e não havia nenhuma irregularidade. Contamos 40 passageiros, que é a capacidade da embarcação. Eles tinham colete salva-vidas. Foi um inforturno", afirma o capitão Paulo Rodrigo descartando a possibilidade de superlotação do barco.
Como o acidente aconteceu enquanto a embarcação retornava a Santana junto com outros barcos que participaram do evento, a Capitania dos Portos vai tentar ouvir as testemunhas das outras embarcações e também os sobreviventes. "Ele (o barco) passou por uma região rasa. Não faço ideia o que pode ter acontecido. Temos que ouvir as testemunhas para saber o que realmente aconteceu. Pode ter sido um problema de navegação", explica.
O capitão revelou que os primeiros passageiros a serem retirados da água receberam ajuda das pessoas das outras embarcações. "Como haviam muitos barcos ao redor, as pessoas que caíram na água foram socorridas pelos passageiros de outras embarcações", conta o capitão.
Testemunhos
De acordo com testemunhas, o barco bateu num barranco e virou. "Foi questão de segundos", disse um sobrevivente. Segundo ele, mais de cem pessoas estavam na embarcação, a maioria na parte de cima - o que teria deixado o barco sem lastro. Orlando Silva, que estava na embarcação, disse que foi tudo muito rápido. O barco virou em questão de segundos. Ele conta que ainda conseguiu ajudar a salvar pessoas.
Alguns sobreviventes dizem que o barco estava superlotado, enquanto outros afirmam que a embarcação bateu em algo, provavelmente em um tronco de árvore, e virou. No Pronto Socorro é grande a movimentação de pessoas em busca de notícias de parentes que estavam a bordo.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís (PSOL) decretou luto oficial de três dias na cidade.
A procissão
O Círio Fluvival de Macapá começou por volta das 7h30 conduzindo a imagem de Nossa Senhora de Nazaré do município de Santana até Macapá. O percurso foi realizado em cerca de 2h30. A festa, com 50 embarcações, em homenagem à padroeira da Amazônia, sempre sai do município de Santana, a 24 km da capital, tendo como ponto de chegada Macapá.
(Com informações de agências)