"Não sabemos como o acidente aconteceu, vamos ter que apurar", afirmou Carlos Neves, capitão dos Portos no Amapá, representante da autoridade marítima estadual. Segundo ele, não havia indício de superlotação. Neves disse que foi feita uma vistoria dos barcos na saída para a procissão. Na embarcação havia coletes, segundo Neves.
O naufrágio foi num trecho raso, e as condições climáticas eram boas, não tinha vento", contou. A profundidade no local varia de 1,5 metro a cinco metros, dependendo do nível da maré. No horário do acidente a maré estava cheia, segundo Neves. Pela tarde, metade da embarcação permanecia dentro do rio, e a outra parte para fora.
O capitão dos Portos no Amapá estimou que o naufrágio deve ter durado menos de cinco minutos, e disse que a maioria da pessoas foi resgatada por embarcações que estavam nas proximidades. O inquérito que será realizado pela Capitania dos Portos apontando as causas do acidente tem até 90 dias para ser concluído.
Trabalhos
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) prestou socorro às vítimas com duas lanchas próprias que estavam acompanhando o evento e com a ajuda de outras embarcações que apoiaram o resgate. Na embarcação naufragada havia dois bombeiros atendendo a solicitação do Sindsep.
Ao todo, foram envolvidos 50 bombeiros das guarnições de Macapá e de Santana, sendo que duas equipes de mergulhadores permaneceram no local até às 18h30 de sábado procurando por vítimas. Após esse horário, as buscas foram suspensas em função da falta de visibilidade, e retornaram por volta de 7h deste domingo.
Leia Mais
Embarcação naufraga em Macapá e deixa pelo menos 12 mortosBuscas por vítimas de naufrágio continuam; mineira ainda está desaparecida Marinha diz que fiscalizou barco que afundou em MacapáAs equipes de emergência do Hospital de Pronto-Socorro Oswaldo Cruz foram reforçadas com três médicos do Corpo de Bombeiros Militar do AP e mais as equipes do Samu, e os servidores que estavam de folga foram convocados para atender a emergência. O Hospital de Santana também atuou como porta de entrada. O número de feridos que deram entrada nessas duas unidades de saúde foi de 16 pessoas.
(Com Agências)