As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a madrugada desta quarta-feira, 23, já deixam 510 desabrigados. O número foi contabilizado pela Defesa Civil do Estado até o início da noite. Cerca de dez mil pessoas foram diretamente prejudicadas pela chuva, vento ou granizo.
Também faltou luz para vinte e oito mil gaúchos. Um raio destruiu a central de alimentação de parte da linha do Trensurb, que liga as cidades da grande Porto Alegre por trilhos, fazendo com que nove estações ficassem inoperantes. A empresa acredita que o serviço volte ao normal ainda na manhã da quinta-feira, 24.
No início da noite, a presidente Dilma Rousseff anunciou via Twitter que ofereceu ajuda aos atingidos pelas chuvas no RS. "Telefonei para o gov. @tarsogenro e lamentei as vítimas das chuvas no Rio Grande. Coloquei à disposição do @governo_rs toda a ajuda federal aos desabrigados e prestei a minha solidariedade ao povo gaúcho", escreveu.
Esteio é o município que mais sofre com os temporais. Há menos de dois meses milhares de moradores foram desalojados devido às fortes chuvas que ocasionaram cheias na região.