Leia Mais
Médicos só atendem na próxima semana em IndaiatubaAécio critica veto de Dilma a trecho do Mais MédicosPresidente Dilma sanciona lei do programa Mais Médicos Dilma sanciona Lei do Mais Médicos nesta terça-feiraProfissionais do Mais Médicos fazem teste que encerra período de capacitaçãoMinistério da Saúde concede registros a mais 24 profissionais do Mais MédicosEm decorrência de alteração na Lei do Mais Médicos, sancionada esta semana, o Ministério da Saúde publicou na edição dessa quinta-feira do Diário Oficial da União a lista de 650 profissionais intercambistas que tiveram registro único para o exercício da medicina concedido pela pasta. Segundo Padilha, a partir da publicação, os profissionais já podem exercer a medicina nos locais para onde foram designados.
Para o ministro, o Mais Médicos vai fazer algo além de levar médicos às regiões carentes. " outras mudanças, vai ajudar a mudar a mentalidade que ainda existe nos SUS de que a saúde só se faz em hospitais de altíssima complexidade, de que a saúde só se faz em hospitais. Ele vai fortalecer cada vez mais aquilo que é muito importante para os tipos de doença que temos no Brasil, que é a atenção básica à saúde, a saúde lá perto de onde a pessoa vive"
Conforme balanço do ministério, 1.232 médicos já estão trabalhando no programa, sendo 748 brasileiros e 484 com diplomas do exterior e registro provisório. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagas pelo governo federal. As prefeituras pagam a moradia e alimentação.