Os escrivães, papiloscopistas e agentes da Polícia Federal em Recife irão realizar uma paralisação de 24 horas na próxima quinta-feira (31). A ação acompanha um movimento nacional da categoria e foi deliberada em Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Policiais Federais do estado de Pernambuco (Sinpef/PE).
Leia Mais
Reforço federal nas investigações sobre morte de promotor no interior de PernambucoHelicóptero da Polícia Rodoviária Federal não sai do chão há quase um ano
De acordo com um comunicado enviado pelo Sinpef/PE, protesto visa denunciar a insatisfação sobre a gestão de recursos humanos que, segundo eles, não cumpre a Lei nº 9.266/96 que definiu o nível superior dos cargos de Escrivão, Papiloscopistas e Agentes Federais e que, por outro lado, não estabelece em lei as atribuições desses cargos, atualmente definidas em uma Portaria do MPOG, (523/89) e por isso inconstitucional, assim declarada pelo STF (Supremo Tribunal Federal); a crise decorrente do sucateamento funcional e salarial desses policiais, caracterizada pela desvalorização, desmotivação, assédio moral, adoecimentos, perseguições e evasão de policiais para outros órgãos; a ineficiente gestão da Polícia Federal, que aliada à redução sistemática do orçamento do Órgão, vem produzindo inoperância, retrocesso e queda na persecução criminal, agravando as deficiências inerentes ao modelo ultrapassado de investigação que é feita através do inquérito policial.
Ainda segundo o sindicato, os Policiais Federais estão sem reajuste há quase cinco anos, (tiveram 3,4% de reposição salarial em 2009). Na paralisação, os Policiais Federais estarão trajando as camisas SOS POLÍCIA FEDERAL, (movimento decretado a partir da greve de 70 dias ocorrida em 2012 e até hoje sem solução do Governo Federal). Serão ainda ostentadas faixas de protestos e distribuídos panfletos informativos para o esclarecimento da população.