Os escrivães, papiloscopistas e agentes da Polícia Federal em Recife irão realizar uma paralisação de 24 horas na próxima quinta-feira (31). A ação acompanha um movimento nacional da categoria e foi deliberada em Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Policiais Federais do estado de Pernambuco (Sinpef/PE).
De acordo com um comunicado enviado pelo Sinpef/PE, protesto visa denunciar a insatisfação sobre a gestão de recursos humanos que, segundo eles, não cumpre a Lei nº 9.266/96 que definiu o nível superior dos cargos de Escrivão, Papiloscopistas e Agentes Federais e que, por outro lado, não estabelece em lei as atribuições desses cargos, atualmente definidas em uma Portaria do MPOG, (523/89) e por isso inconstitucional, assim declarada pelo STF (Supremo Tribunal Federal); a crise decorrente do sucateamento funcional e salarial desses policiais, caracterizada pela desvalorização, desmotivação, assédio moral, adoecimentos, perseguições e evasão de policiais para outros órgãos; a ineficiente gestão da Polícia Federal, que aliada à redução sistemática do orçamento do Órgão, vem produzindo inoperância, retrocesso e queda na persecução criminal, agravando as deficiências inerentes ao modelo ultrapassado de investigação que é feita através do inquérito policial.
Ainda segundo o sindicato, os Policiais Federais estão sem reajuste há quase cinco anos, (tiveram 3,4% de reposição salarial em 2009). Na paralisação, os Policiais Federais estarão trajando as camisas SOS POLÍCIA FEDERAL, (movimento decretado a partir da greve de 70 dias ocorrida em 2012 e até hoje sem solução do Governo Federal). Serão ainda ostentadas faixas de protestos e distribuídos panfletos informativos para o esclarecimento da população.