Ao menos 50 emigrantes haitianos entram diariamente no Brasil a cada dia por rotas irregulares, principalmente nas fronteiras com Peru e Bolívia, informou nesta quinta-feira a ONG "Conectas" à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Washington.
Leia Mais
Seis mil haitianos entraram no Brasil de forma irregular este ano Patriota manda apurar informação sobre propina em embaixada no HaitiBrasil pede e vizinhos barram haitianosGastos do Brasil com missão no Haiti passam de R$ 2 bi"Cinquenta haitianos por dia chegam ao Brasil sem documentos e por rotas irregulares", disse Camila Asanu, da ONG "Conectas Direitos Humanos".
O êxodo haitiano para o Brasil explodiu após o devastador terremoto de 2010 e desde então, cerca de 20 mil imigrantes já entraram no território brasileiro, mais da metade de maneira irregular, destacou Asanu.
Passando a fronteira da República Dominicana e pegando um voo para Panamá e depois para Quito, os haitianos viajam de ônibus do Equador ao Peru ou Bolívia, de onde seguem para o Brasil.
O estado do Acre, na fronteira com Bolívia e Peru, decretou "emergência social" e pediu ajuda ao governo federal diante da onda de imigração ilegal, procedente principalmente do Haiti, mas também de países africanos e asiáticos.