(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tropa de Choque dispersa manifestantes na Estaiadinha

Moradores da favela sob a Ponte Governador Orestes Quércia fizeram mais um protesto e voltaram a fechar a Marginal do Tietê nesta sexta


postado em 23/11/2013 12:48

Moradores da favela sob a Ponte Governador Orestes Quércia, conhecida como Ponte Estaiadinha, fizeram mais um protesto e voltaram a fechar a Marginal do Tietê, sentido Rodovia Ayrton Senna, ontem, às 19 horas. Cerca de 200 manifestantes utilizaram dois ônibus para fechar as pistas. A via só foi liberada 20 minutos depois, com a presença da Tropa de Choque, que usou bombas de gás lacrimogêneo. Foi a quinta manifestação em 7 dias.

O ato foi organizado por moradores da favela Estaiadinha, que ocupavam o terreno municipal embaixo da ponte até sábado passado quando houve reintegração de posse. Cerca de 300 pessoas que moravam no local estão desde então acampadas na frente do Detran na Avenida do Estado.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a lentidão no trânsito chegou a 222 km às 19h20. Os moradores reclamam que a polícia agiu com truculência. “Nós estávamos fazendo um protesto pacífico para mostrar para a Prefeitura que precisamos de moradia. Chegou uma viatura, jogou bombas sem a gente ter feito nada”, disse o auxiliar de serviços gerais Wellington Pereira, de 39 anos.

Mulheres e crianças que estão acampadas também fizeram uma manifestação paralela à da Marginal, na esquina das Avenidas do Estado e Santos Dumont. Elas também reclamaram da ação da polícia. “A PM jogou bomba em todo mundo, mesmo tendo criança por perto”, disse Patrícia Oliveira, de 32 anos.

A polícia registrou alguns casos de assalto a motoristas no congestionamento. Segundo moradores, os crimes teriam sido praticados por pessoas de fora da manifestação. Gil Celestino, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST), afirmou que o movimento não vai parar enquanto as famílias estiverem na calçada. “A luta é por moradia. A gente não vai sossegar, nem que tenha de parar a cidade.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)