Jornal Estado de Minas

Sete bombeiros ficam feridos em incêndio no Memorial da América Latina

Curto circuito em auditório pode ter iniciado as chamas, diz assessoria

Agência Brasil
Sete bombeiros ficaram feridos no combate ao incêndio que atinge o Memorial da América Latina, na zona oeste paulistana. Dois deles se feriram gravemente e foram levados ao Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas. A corporação está com 37 viaturas e cerca de 100 homens no local para combater as chamas, que estão sendo controladas. Segundo a assessoria do memorial, o fogo começou por volta das 15h de hoje, causado por um curto-circuito do Auditório Simón Bolívar.
De acordo com a assessoria do memorial, pelo menos metade da plateia (pavimento de uma sala de espetáculo entre o palco e os camarotes) do auditório danificada pelo fogo. O espaço tem capacidade para 1,8 mil pessoas e é decorado por uma tapeçaria de 800 metros quadrados de Tomie Ohtake, que também foi atingida. A instituição espera que as chamas sejam extintas para poder fazer uma avaliação completa dos prejuízos.

Com área de 84,5 mil metros quadrados, o memorial, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, fica no bairro da Barra Funda, na zona oeste paulistana. O complexo é dedicado a manifestações artísticas e científicas ligadas à identidade latino-americana. O conceito e o projeto cultural foram desenvolvidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro.