Chuva forte provoca alagamento em vários bairros do Rio de Janeiro
Uma chuva forte na noite de hoje (5) no Rio de Janeiro provocou alagamento em diversos bairros da cidade, como Maracanã, Tijuca e Méier, na zona norte; Lagoa, Humaitá e Botafogo, na zona sul. Na zona oeste, foram atingidos Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Outros bairros ficaram sem energia elétrica e, em Niterói, o abastecimento também foi prejudicado.
No Aeroporto Santos Dumont, as operações foram suspensas durante 35 minutos para pouso e decolagem a partir das 21h50. Doze voos estão atrasados e, com a retomada das operações, três conseguiram pousar. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim opera com auxílio de instrumentos.
Ainda por causa da chuva, a Defesa Civil do município ativou o sistema de alerta de sirenes em comunidades do Borel e da Formiga, na Tijuca; Comandante Luiz Souto; Barão e Travessa Antonina na Praça Seca, em Jacarepaguá. A Praça da Bandeira, um dos pontos mais atingidos da cidade pelo alagamento, teve o trânsito interrompido, tanto em direção à zona norte, como ao centro.
A Bacia da Baía de Guanabara entrou em estágio de alerta às 22h02 de hoje (5) e na Bacia de Jacarepaguá o alerta começou às 21h47. A informação é do Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Segundo o órgão, núcleos de chuva forte que se formaram na região ocasionam pancadas de chuva.
O Centro de Operações informou também que ainda há previsão de chuva moderada nas próximas horas e que o restante do município do Rio está em estágio de atenção.
A Bacia da Baía de Guanabara integra as áreas do centro, Santa Teresa, Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, bairros da zona sul; Grande Tijuca, Zona Norte, Ilha do Governador e Subúrbios da Central e da Leopoldina. Os bairros da Barra da Tijuca, do Recreio dos Bandeirantes, de Jacarepaguá e adjacências, integram a Bacia de Jacarepaguá.
O estágio de alerta é definido por chuva forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados. Já o de estágio de atenção significa ocorrência de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
Por questão de segurança, devido aos ventos de mais de 65 quilômetros por hora e à forte chuva, a pista em direção à capital fluminense da Ponte Rio-Niterói foi fechada ao tráfego durante sete minutos, às 22h10. Quando o acesso foi liberado, a Polícia Rodoviária Federal acompanhou os motoristas em baixa velocidade até a saída da ponte.
Na Estação Marambaia de Meteorologia da Prefeitura, os ventos chegaram a 97,9 quilômetros por hora e no Aeroporto de Santa Cruz atingiram 83 quilômetros por hora.