As obras em Itaquera começaram em setembro de 2012. Na época, o governo comemorou um desconto de 27,8% entre a proposta feita pelo consórcio vencedor e o orçamento inicial do projeto, estimado em R$ 355 milhões. Com o reajuste contratual, a economia cai para 12,4%.
Segundo o Comitê Paulista da Copa, que acompanha o ritmo das obras vinculadas ao evento da Fifa, o complexo viário tinha 71% da construção executada no fim de novembro.
O valor reajustado corresponde apenas à primeira fase das obras, que prevê a construção de uma via ligando a Avenida Itaquera à Radial Leste, outra que fará a conexão com a Avenida Miguel Inácio Cury e viadutos sobre os trilhos da Linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além de adequações de acesso às duas estações em Itaquera.
Conta
Segundo o presidente da Dersa, Laurence Casagrande, dos R$ 54,6 milhões adicionais, R$ 14,2 milhões correspondem a uma série de obras que eram de responsabilidade da Prefeitura e que a gestão Fernando Haddad (PT) pediu para o governo do Estado fazê-las. “Nós assumimos uma série de obras que eram da Prefeitura, como a proteção dos dutos da Petrobrás e o remanejamento da rede elétrica da CPTM, e depois eles vão nos ressarcir.”
Os outros R$ 40,4 milhões, informou o diretor, foram necessários por causa do aumento de materiais que serão demolidos. “Aumentou o volume de demolições e, consequentemente, o volume de material a ser depositado num bota-fora especial”, afirmou Casagrande.
Na segunda fase, que teve início em abril deste ano, estão sendo construídas alças viárias que farão a ligação entre a Radial e a Avenida Jacu-Pêssego e uma passarela que ligará a parte norte de Itaquera ao futuro estádio do Corinthians. Destas, só a passarela deve ficar pronta até a Copa. “A Prefeitura ainda não fez a desapropriação da área e, por isso, as alças estão em um ritmo mais lento”, disse Casagrande. O custo inicial de todo o complexo era de R$ 478,2 milhões, dos quais R$ 132,3 milhões são de recursos da Prefeitura.