Jornal Estado de Minas

Homens cobram para fazer travessia de passageiros em estação de trem no Rio

Agência Estado
Alagamento nas proximidades do estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio - Foto: AFP Photo/Vanderlei AlmeidaNa Estação São Francisco Xavier da Supervia - Trens Urbanos, na zona norte do Rio, três homens passaram a manhã desta quarta-feira, 11, fazendo a travessia de passageiros de um lado a outro de uma ligação subterrânea usando um carrinho de supermercado, ao preço de um real. Eles pretendiam passar o dia todo por lá. Mulheres e crianças que precisaram ser carregadas no colo pagavam dois reais.
O sapateiro Gilvênio dos Santos, de 61 anos, afirmou que chegou às 6 horas para começar esse trabalho: "Todo ano acontece isso e tem ano que consigo faturar. Só hoje, até meio-dia, já tinha ganho mais de 200 reais". O pedreiro Alexandro Pinheiro dos Santos, de 26 anos, faz aniversário nesta quarta-feira e passou o dia no local: "Tirei 300 reais desde as 6 horas. Pagamos nossas contas e quando chove passamos por esse constrangimento. O problema na estação é antigo e essa é minha forma de ajudar". Pinheiro dos Santos estava com o irmão, Tiago Henrique, de 27 anos, também pedreiro, que preferiu não dizer quanto havia ganhado.

Alguns passageiros se revoltaram com a cobrança feita por Gilvênio dos Santos, Pinheiro dos Santos e Henrique - sentiram-se explorados. A doméstica Beth Silva discutiu com eles: "Quem tem o dinheiro da passagem certinho não consegue passar, pois não tem um real. Todo ano eles, exploram a gente. Perdi o dia inteiro de trabalho." A passagem liga a plataforma de trem à estação e a Avenida Marechal Rondon à Rua Licínio Cardoso.