Leia Mais
Governo federal libera verba para as vítimas da chuva na Baixada FluminenseSegurança na internet é debatida no Fórum Mundial de Direitos HumanosChuvas provocam estragos em 30 cidades do Espírito SantoSecretaria de Assistência Social divulga balanço de atendimento às famílias da Baixada FluminenseGoverno do Rio quer criar patrulha para recuperar estragos de chuvas na BaixadaSegundo ele, o prefeito Eduardo Paes autorizou obras de dragagem em novos trechos do rio. Pedro Paulo acrescentou que a ideia é fazer uma obra no Rio São João, para que em todo esse período de chuva, o Rio Acarí possa desaguar no Rio São João e sem comprometer o volume de água jogado na Baía de Guanabara. “Pretendemos fazer uma grande dragagem nessas regiões e dar continuidade às obras que a prefeitura já vinha realizando no Rio Acarí", disse o secretário. Ele ressaltou que uma outra medida a ser adotada é a revitalização dos bairros mais afetados pelo temporal.
"A medida que os rios tenham um escoamento maior em virtude das obras de drenagem, os bairros precisam que os seus sistemas de drenagem estejam preparados. Estamos realizando um levantamento para definir orçamento e mais pontos estratégicos de recuperação", ressaltou o secretário.
As famílias que tiveram as casas invadidas pela água e perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados e documentos, estão alojadas em casas de parentes e amigos e, segundo Pedro Paulo, até domingo elas devem retornar para os imóveis.
De acordo com o secretário, no momento 200 famílias estão desalojadas no Complexo do Alemão, na zona norte. Elas estão abrigadas na vila olímpica e na biblioteca da comunidade. No Parque Colúmbia, na Pavuna, outro local da zona norte bastante atingido pelas chuvas, 20 pessoas desalojadas estão na associação de moradores do local, informou o secretário.