Leia Mais
Batalhão de Choque retira manifestantes do antigo Museu do ÍndioÍndios acusam Consórcio Maracanã de ocupar terrenoMinistério da Justiça diz que índios serão ouvidos sobre demarcação de terrasPortaria garante presença de índios em reuniões sobre verbas da saúdePor causa da confusão, a Avenida Radial Oeste, importante via de ligação entre os subúrbios e o centro, foi interditada das 7h às 10h, o que provocou um grande congestionamento.
Os índios e os ativistas reivindicam que o prédio e o terreno vizinho que pertenceu ao Ministério da Agricultura sejam cedidos a eles para a instalação do que chamam de "universidade popular indígena".
Em nota, o governo estadual informa que "o antigo Museu do Índio não será derrubado", mas "transformado em um Centro de Referência das Culturas Indígenas". Os quatro prédios que o Estado comprou ao Ministério da Agricultura serão, de acordo com a nota, usados na construção das "estruturas temporárias do Estádio do Maracanã para a Copa do Mundo".
"A demolição desta área (...) será realizada pela Concessionária do Maracanã, com autorização do Estado. Depois da Copa, esta área (...) será utilizada para a construção do Museu do Futebol, previsto para ficar pronto para as Olimpíadas", diz a nota.