Leia Mais
Dilma discutirá caso Snowden com ministro das Relações ExterioresMais Médicos será avaliado e número de estrangeiros pode ser ampliado, diz Dilma Dilma oferece ajuda ao Rio contra estragos das chuvasDilma entrega documentos de posse da terra para quilombolasDilma presta solidariedade a infectados pelo vírus HIVDilma presta solidariedade às famílias de operários mortos no estádio do CorinthiansDilma anuncia medidas de combate à seca no CEDilma diz ter ficado 'feliz' com libertação de ativistaDurante a Expocatadores, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou um convênio de R$ 3,3 milhões com a rede Cata Sampa, grupo formado por 15 cooperativas e associações de catadores, para compra de equipamentos utilizados em ações que impactam no meio ambiente e em melhores condições de saneamento.
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, por sua vez, assinou convênios com organizações para capacitação da população de rua visando à geração de trabalho e renda, além de firmar parceria com a Secretaria de Trabalho do Amazonas.
Representantes do Movimento Nacional de Catadores de Rua e do Movimento Nacional da População em Situação de Rua apresentaram novas demandas do setor para o governo federal. Roberto Rocha, integrante do movimento de catadores, lembrou que alguns prazos da Política Nacional de Resíduos Sólidos terminam no próximo ano. "A logística reversa tem que contar com a participação dos catadores, devemos dizer não à incineração", defendeu.
O Movimento Nacional da População de Rua, por sua vez, lembrou as 308 mortes de moradores de rua ocorridas neste ano e reforçou a necessidade de ampliar a experiência de centros de direitos humanos para atendimento a essa população. "Vivemos décadas de esquecimento e ainda hoje vemos nas cidades as campanhas antimendigo. É a cultura do ódio ao pobre", declarou Samuel Rodrigues, coordenador nacional do movimento. Ele cobrou políticas de acolhimento.
A presidenta Dilma confirmou ainda que o IBGE vai fazer o censo da população de rua. "É uma reivindicação de vocês e sabemos que, quanto mais conhecermos essa população, quem é e como é, será possível desenvolver políticas mais adequadas", apontou. Ela disse também que os pleitos apresentados no encontro pelos movimentos serão discutidos posteriormente com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que esteve presente no evento.
Durante o discurso da presidenta Dilma, um grupo de jovens do coletivo Juntos protestou na plateia, com cartazes e máscaras, cobrando uma resposta do governo brasileiro à carta do norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem mantido pelo governo do seu país, e ao pedido de asilo político que teria feito ao Brasil.