Jornal Estado de Minas

Sobe para 18 o número de vítimas das chuvas no Espírito Santo

Pelo menos 50 municípios estão em estado de emergência

Alessandra Alves

Quase 50 mil pessoas estão desalojadas por causa das chuvas no Estado - Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Espírito Santo
As fortes chuvas no Espírito Santo fizeram novas vítimas nesta quarta-feira de Natal. A Defesa Civil do Estado informou, por volta das 16h, que 18 pessoas morreram em decorrência dos desastres, e divulgou o alerta de que o número ainda pode subir. De acordo com o boletim emitido pelo órgão, o levantamento das pessoas afetadas pelas chuvas está sendo prejudicado pela dificuldade de acesso às localidades, já que algumas estão totalmente isoladas pela intensa inundação.

Veja fotos dos estragos causados pelas chuvas

Desde o início de dezembro, a população do Estado está sendo castigada pelos fortes temporais. Quase 50 mil pessoas estão desalojadas. Cerca de 20 mil quilômetros de estradas foram destruídos ou danificados, dificultando o tráfego de veículos e também a chegada de socorro. O governo decretou situação de emergência em 50 municípios. Os mais afetados são Itaguaçu e Colatina.
Na terça-feira, a presidente Dilma Rousseff sobrevoou as áreas mais afetadas no Estado e informou, por meio de sua conta pessoal no Twitter, que o governo irá agir e liberar todos os recursos necessários para resgatar as pessoas, salvar as vidas e abrigar as famílias atingidas.

Vinte e quatro bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento do Rio de Janeiro se juntaram ao Corpo de Bombeiros do Espírito Santo para reforçar as equipes de resgate. Por meio das redes sociais, o órgão divulgou os dados das contas bancárias destinadas a receber doações para auxílio às vítimas.