Em Vila Velha, município vizinho a Vitória, moradores fizeram nesta quinta-feira, 26, um protesto interditando a Rodovia do Sol, ligação da Região Metropolitana com o sul do Estado. Moradores atearam fogo, bloqueando os dois sentidos da via. Eles reclamam de um dique na região, que não teria bombeamento adequado, e transbordaria com frequência. O bairro Gaivotas continuava alagado nesta quinta-feira.
Em outro bairro de Vila Velha, Cristóvão Colombo, moradores passaram o dia limpando as casas. Montes de móveis estragados pelas águas estavam espalhados pelas ruas do bairro e muitos estavam sendo queimados. “Podem falar que é a maior quantidade de chuvas em tantos anos que não importa. Tem casos, como o nosso, que sempre alaga”, reclama a dona de casa Eulália Alves dos Santos, de 43 anos. “E isso acontece porque políticos só vêm aqui quando é época de eleição”, disse a moradora.
Já em Vitória, onde não chove forte desde a manhã de Natal, o prefeito Luciano Rezende (PPS) iniciou ações para o pós-chuvas. Cerca de 200 agentes de saúde devem percorrer os 74 bairros da cidade para prevenir o surgimento surtos de cólera, leptospirose e dengue.