A presidenta Dilma Rousseff gravou nesta segunda-feira uma mensagem ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, nomeado cardeal pelo papa Francisco na manhã desse domingo. O chefe da Igreja Católica fez o anúncio do nome de dom Orani e de mais 18 religiosos durante oração no Vaticano.
“No ano passado, foi um dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude [JMJ], evento memorável que reuniu milhões de jovens do mundo inteiro”, disse, acrescentando que o evento foi conduzido de forma pacífica. A JMJ ocorreu em julho do ano passado no Rio de Janeiro.
Após o anúncio do papa, o arcebispo disse que a nomeação é uma honra e uma grande responsabilidade, e agradeceu a torcida dos fiéis. Segundo ele, o cargo tem reflexo em toda a sociedade, independentemente da religião.
Com 63 anos, dom Orani Tempesta é filho caçula de uma família descendente de italianos e nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado padre em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e foi nomeado arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, onde assumiu a condução da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado