No ambiente degradado pela rua mal conservada, lixo e esgoto a céu aberto, d. Orani repetiu orações e cantos em homenagem a São Sebastião. Antes de chegar à área de prostituição, distribuiu terços a homens que bebiam cerveja nos arredores e abençoou bebês levados pelas mães.
Desde 2010, primeiro ano da Trezena de São Sebastião (período de treze dias, entre 7 e 20 de janeiro, em que a imagem do padroeiro percorre toda a cidade), a Vila Mimosa faz parte do roteiro. No ano passado, recebeu também os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), encontro católico que trouxe ao Rio o papa Francisco. Logo que assumiu a arquidiocese do Rio, em 2009, d. Orani imprimiu o estilo conciliador e de aproximação com os pobres e marginalizados, agora reforçado pela pregação de Francisco. "Nós vamos às pessoas que vivem situações limite", disse d. Orani.
Nascida com a chegada de mulheres do leste europeu que fugiam da Primeira Guerra Mundial, conhecidas como "polacas", a Vila Mimosa ocupou diferentes pontos da região central da cidade, entre eles a Cidade Nova, onde fica o centro administrativo da prefeitura, logo apelidado de "Piranhão". Em 1996, por causa das obras de revitalização, foi transferida para a Praça da Bandeira (zona norte). Há oito anos, a Capela de São José iniciou um projeto social com prostitutas da região. Os encontros na igreja acontecem às segundas e quintas-feiras. Às sextas, as missionárias vão até a Vila Mimosa.
N