Aumentou para 17 o número de mortos nas inundações ocorridas entre a noite desse domingo e a madrugada de segunda-feira (13), em Itaoca, cidade do Vale do Ribeira, a 343 quilômetros da cidade de São Paulo. Segundo a Polícia Civil a décima sétima vítima registrada é uma mulher ainda não identificada cujo corpo foi encontrado, no final da tarde de quinta-feira (16), no Rio Ribeira de Iguape, em Iporanga, distante cerca de 40 quilômetros de Itaoca.
Além da lama deixada pelas enchentes, seis pontes foram destruídas. A prefeitura está fazendo o levantamento dos prejuízos e das necessidades de recursos para as obras de reparos. Ontem, os governos federal e estadual reconheceram o estado de calamidade pública que permite o repasse de recursos para auxiliar nesses trabalhos.
As 19 famílias desabrigadas permanecem ocupando duas escolas municipais, uma no bairro do Lajeado e outra na região central. Segundo a Defesa Civil, o fornecimento de energia elétrica foi parcialmente restabelecido e o abastecimento de água já está regularizado em 80% dos domicílios.