"O fechamento ocorre às 10 horas da noite e amanhã a cidade já amanhece diferente, com muita sinalização, muitos agentes para orientar os motoristas. Nós sabemos que qualquer alteração viária importante gera um desconhecimento nos primeiros dias. Por isso, haverá um esforço muito grande, com agentes públicos e nova sinalização, para que o motorista compreenda as mudanças e já acerte o caminho. Essas mudanças causarão impacto e contamos com a adesão da população ao uso do transporte público, evitando a circulação dos carros particulares no centro”, recomendou o secretário.
Na segunda-feira, a prefeitura colocará mais de 800 agentes de trânsito distribuídos pela área central da cidade, para orientar motoristas e pedestres. Segundo Osório, "as pessoas vão encontrar o centro do Rio bem diferente. Tanto motoristas quanto pedestres precisam ter a atenção redobrada a essas modificações impactantes na vida da cidade. Por isso é importante que as pessoas deixem o carro em casa e utilizem o transporte público", alertou.
A partir deste domingo, a Secretaria Municipal de Transportes, a CET-Rio, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto e a Concessionária Porto Novo promovem a campanha Nosso Caminho. A ação tem por objetivo conscientizar e sensibilizar os pedestres sobre a importância do uso das passarelas e da travessia segura nas faixas, além do respeito à sinalização.
A campanha será focada na região portuária e no centro, em áreas onde haverá intervenções viárias em função da nova etapa de remoção da Perimetral. Quarenta agentes educativos vão orientar a população e distribuir panfletos na Avenida República do Paraguai, Rua do Passeio, Avenida Marechal Floriano, Rua Uruguaiana e Rua Teixeira de Freitas.
A partir do próximo sábado, dia 1º de fevereiro, a ação será na Avenida Rio Branco, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Praça Mauá, que terá mão única no sentido da Praça Mauá.
No dia 8 de fevereiro, será feita a principal modificação viária no centro, com o fechamento do Mergulhão da Praça XV, e a Avenida Rio Branco se transformando em via de mão dupla exclusiva para ônibus e táxis, entre a Candelária e o Aterro do Flamengo.