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Motorista falava ao celular, diz polícia do RioPolícia ouve hoje motorista que derrubou passarela no Rio de JaneiroMorre a quinta vítima da queda de passarela no Rio de JaneiroDe acordo com relatos de moradores, não raro caminhões tentam forçar a passagem sob as passarelas da Linha Amarela. Na mesma passarela do acidente, já foram registradas batidas sem gravidade - que, supostamente, não teriam causado abalo estrutural. Houve também casos em que foi preciso esvaziar os pneus do caminhão para que se diminuísse a altura da parte traseira e o motorista seguisse o trajeto.
Especialistas ouvidos pela reportagem consideram ser muito difícil que o motorista do caminhão, Luiz Fernando Costa, da empresa Arco da Aliança, não soubesse que a caçamba estava suspensa. Com 20 anos de experiência em montagem de caçambas, o engenheiro Ricardo Finizola vê essa possibilidade como muito remota. Finizola é gerente industrial da empresa Rio Truck, que instala caçambas, baús e betoneiras em caminhões e há três anos tem como cliente a Arco da Aliança - a empresa afirmou que não colocou a caçamba que provocou o acidente.
"Tudo aponta para falha humana. A caçamba não foi feita para andar levantada. Muda a aerodinâmica do caminhão. O motorista só não nota se estiver muito distraído mesmo, por exemplo, no celular", disse. O engenheiro afirmou que a caçamba é erguida quando se pisa na embreagem e se aciona a tomada de força, dispositivo acoplado à caixa de marcha, que, por sua vez, move a bomba hidráulica do caminhão. Se por um equívoco do motorista o veículo anda com a tomada de força ligada, existe uma possibilidade de a caçamba se levantar conforme o veículo ganha velocidade. "Os equipamentos mais modernos têm um comando que desligam a tomada e a bomba ao mesmo tempo e contam com uma sirene na cabine, que toca se a caçamba levantar."