Jovens de bairros da periferia de São Paulo e representantes de shopping centers anunciaram ontem que os rolezinhos na capital paulista passarão a ser feitos em conjunto e de forma organizada. A ideia é combinar a data e o horário com o shopping, que destinará o local específico para o rolê, com base no número de participantes previsto. Assim, eventos com até 500 pessoas, por exemplo, poderão acontecer dentro de determinado shopping, enquanto os com 5 mil serão feitos no estacionamento. As análises pelos shoppings que aderirem serão feitas caso a caso.
Participaram da reunião cerca de 15 jovens, escolhidos por terem milhares de seguidores nas redes sociais. Da parte dos shoppings estiveram presentes Luiz Fernando Veiga, presidente Associação Brasileira de Shopping Centers, e representantes do Shopping Metrô Itaquera. A associação, segundo Luiz Fernando, não pode impor o acordo a shoppings que não foram à reunião, mas irá orientá-los.
Eventos maiores serão feitos em parques e praças. Para isso, será marcada na semana que vem uma reunião com as secretarias da Cultura e da Segurança. Os jovens se comprometeram ainda a orientar seus seguidores nas redes sociais a evitar violência e tumulto e a retirar do meio dos rolezinhos pessoas mal-intencionadas.