Os teólogos e os peritos médicos da Congregação reconheceram como milagre necessário para a beatificação a cura de um nascituro da Califórnia, nos Estados Unidos, no início dos anos 1990. Segundo os médicos que acompanhavam a gravidez, a mãe teria de fazer aborto para sobreviver, porque o feto apresentava graves problemas no cérebro. Ela se recusou e recorreu à intercessão de Paulo VI, que escreveu em a encíclica Humanae Vitae (a Vida Humana) em 1968. A criança nasceu sadia.
"A beatificação e posterior canonização de Paulo VI será importante para a Igreja e especialmente importante para a América Latina, por causa de sua atuação no Concílio Vaticano II, ao qual deu continuidade após a morte de João XXIII", declarou ao Estado o cardeal brasileiro d. João Brás Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, mais conhecida como Congregação para os Religiosos.
O cardeal lembrou também o apoio que Paulo VI deu com sua presença à Conferência do Episcopado da América Latina de Medellín, realizada na Colômbia, em 1968. Para o cardeal Aviz, a beatificação de Paulo VI dará novo impulso aos documentos aprovados pelo Concílio Vaticano II.
A Congregação para os Religiosos tem cerca de 1,5 milhão de padres e freiras nos cinco continentes. "O número de religiosos tem caído na Europa, mas há um crescimento em outras partes, como na África e na América Latina", informou o cardeal Aviz. Catarinense da cidade de Mafra, onde nasceu em 1947, ele foi cardeal arcebispo de Brasília de 2004 a 2011, quando o papa Bento VI o chamou para a Cúria Romana, O papa Francisco o confirmou no cargo em 16 de março último.
Roma na canonização.
O prefeito de Roma, Ignazio Marino, afirmou que a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II reuniu, domingo, 27, pelo menos 1,5 milhão de peregrinos - quase o dobro dos 800 mil do número divulgado pelo Vaticano. "Uns meses atrás, o papa Francisco me disse que eu ia 'dançar' no dia 27 de abril para enfrentar o afluxo de tanta gente, mas Roma se comportou muito bem", disse o prefeito.
Os transportes, a segurança e a assistência médica funcionaram perfeitamente e um dia depois da cerimônia, na segunda-feira, a prefeitura já havia retirado as 100 toneladas de lixo acumuladas nas ruas. No Vaticano, foi desmontada toda a estrutura armada para a assistência ao povo. A canonização foi um bom negócio para hotéis, restaurantes e comércio, que registraram um aumento de 18,5% em seu movimento, em comparação com a Semana de Páscoa dos anos passados..