Rio de Janeiro, 11 - A Defesa Civil do município do Rio de Janeiro garante não ter encontrado indícios de risco estrutural nos imóveis próximos à obra da Linha 4 do metrô em Ipanema, na zona Sul, onde ocorreu um afundamento de solo na madrugada deste domingo, 11. Com o ocorrido, duas crateras se formaram na rua Barão da Torre, entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo, e os prédios do entorno passaram a apresentar rachaduras.
"Durante as vistorias realizadas, não foi encontrado indício de risco estrutural nos imóveis. Os reparos necessários já estão sendo executados pela concessionária responsável por obras na região e os moradores já foram orientados a retornarem para suas casas", afirmou em nota a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, à qual a Defesa Civil é ligada.
O desabamento ocorreu por volta das 3h da madrugada, e moradores deixaram suas casas temendo um desabamento. Além disso, eles questionaram a demora da Defesa Civil em chegar ao local para a vistoria - os técnicos se apresentaram no local ao redor das 11h. De acordo com a assessoria do órgão, o chamado só foi recebido no início da manhã, por volta das 7h, quando a equipe de plantão atendia a um chamado do Corpo de Bombeiros no Complexo da Maré, na zona Norte do Rio. Por isso a demora, justificou.
Antes, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, junto com técnicos do consórcio Linha 4 Sul, responsável pela obra, realizaram uma primeira avaliação no local, "cumprindo o plano de contingências". "Não foi constatado risco para estrutura dos prédios no perímetro da ocorrência", destacou em nota a Secretaria de Estado de Defesa Civil.
O trânsito foi bloqueado no local do acidente, e, por precaução, o fornecimento de gás e energia elétrica aos edifícios havia sido interrompido. A Defesa Civil não soube precisar se os serviços já haviam sido restabelecidos. Em nota, o consórcio Linha 4 Sul afirmou que a operação de reparos foi imediatamente iniciada. Aos moradores que não se sentiram seguros para retornar às suas casas, o consórcio ofereceu abrigo em hotéis da cidade.