Um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns tombou às 8h45 de ontem, no trecho urbano da BR- 020, no Km 304, município de Canindé, a 115 Km de Fortaleza, causando a morte de 23 pessoas e deixando outras 18 feridas. Ou seja, nenhum dos passageiros, além do motorista e trocador, escaparam ilesos. Segundo a empresa, o ônibus saiu de Boa Viagem, interior do Ceará, às 7h e tinha a previsão de chegar a Fortaleza por volta das 11h10.
A Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) informou que o acidente aconteceu no triângulo que dá acesso ao centro da cidade. Os passageiros feridos foram levados para o hospital municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo a Secretaria de Saúde de Canindé, 15 pessoas foram transferidas para o Hospital Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. Entre os sobreviventes do acidente, estão duas crianças e um bebê de oito meses que saíram ilesos.
O motorista do ônibus também sobreviveu ao acidente. Ele informou à polícia que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar a batida, perdeu o controle do ônibus e tombou. A polícia disse que o teste do etilômetro foi realizado com o motorista do ônibus e deu negativo. O veículo estava com sua lotação total, 41 passageiros, 39 pagantes e um funcionário, além do motorista.
No início da tarde, o veículo foi erguido, mas, segundo a PRF, uma faixa da BR-020 está interditada. A polícia disse ainda que o trânsito na região está fluindo, apesar do grande número de curiosos. Por meio de nota, a empresa Princesa dos Inhamuns lamentou o acidente e afirmou que " continua tomando todas as providências necessárias para o atendimento aos passageiros e aos familiares, concedendo-lhes total apoio". Apesar disso, ela não divulgou o número e a lista de passageiros do ônibus.
Pesar No início da tarde, o prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, divulgou nota de pesar pelo grave acidente. No texto, ele afirma que a prefeitura disponibilizou imediatamente todo o aparato necessário, incluindo ambulâncias e equipe médica, além de agentes da Guarda Municipal, para garantirem a segurança no local. O prefeito também agradece a ajuda de voluntários durante o resgate.
A Defensoria Pública do Estado do Ceará informou que vai prestar assistência às famílias e vítimas do acidente. O supervisor do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas está em Canindé para realizar medidas administrativas, como liberação dos corpos. Segundo o defensor público Régis Gonçalves, a Defensoria Pública pode propor uma ação civil pública para garantir o Direito Reparatório das vítimas, como seguro e indenizações.