Pela manhã, manifestantes fizeram barricadas com caixas de madeira para impedir a passagem de veículos na rua Boa Vista, na região da Sé, e chegaram a invadir a Capela da Venerável Ordem Terceira do Carmo (também conhecida como Capela dos Terceiros do Carmo), na Avenida Rangel Pestana, número 230, no Brás, também no centro da cidade.
A reintegração de posse do edifício, localizado na Praça da Sé, número 47, estava prevista para a manhã desta terça. O prédio está ocupado desde fevereiro. Segundo o MSTS, o local pertence à Igreja da Ordem Terceira do Carmo, da Arquidiocese de São Paulo. A Arquidiocese foi procurada pelo Estado, mas até as 10h35 não confirmou se é proprietária do terreno.
De acordo com uma das coordenadoras do MSTS, Elenice Alves, 150 famílias vivem no local, incluindo crianças, idosos e deficientes. Ela afirmou que há cerca de 40 dias houve uma reunião na PM sobre a reintegração de posse, com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), advogados da Arquidiocese e membros do Conselho Tutelar.
"Nessa reunião houve um acordo com a Prefeitura para que houvesse o cadastro dos moradores nos programas de moradia.
As famílias pedem que a reintegração seja adiada em um prazo de 12 a 15 dias até que seja o feito o cadastro de todas as famílias na Sehab. "A gente não está dizendo que não vai entregar o prédio, mas o cadastro das famílias tem de ser feito antes. Estamos aqui tentando negociar com a PM e a Prefeitura", disse Elenice.
A Sehab afirmou que não pode interferir na reintegração de posse, já que essa é uma decisão judicial sobre um imóvel particular. A secretaria informou que fez o arrolamento (pré-cadastro ou levantamento de informações) de quantas famílias vivem no prédio e que o próximo passo será a inscrição dessas pessoas nos programas habitacionais da Prefeitura. O número contabilizado pela pasta até agora é de cerca de 40 famílias.
A secretaria afirmou que essas famílias entrarão na fila de espera de atendimento da Prefeitura e "não haverá prioridade de demanda porque estão em processo de reintegração de posse". "Cerca de 130 mil famílias estão aguardando atendimento habitacional na cidade", informou a Sehab.
Trânsito
Com as interdições nas vias próximas ao prédio, agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitoram o trânsito no local. Em comunicado, a CET pede que os motoristas evitem circular pela região central da cidade..