Sede da Copa das Confederações, Salvador deve repetir no próximo mês, durante a Copa do Mundo, o esquema de segurança usado no evento do ano passado. Com um roteiro semelhante em mãos, representantes de órgãos do estado, município e governo federal voltaram a se articular para garantir tranquilidade a moradores e turistas durante o Mundial.
Os agentes de segurança também receberam a orientação para reforçar a atenção sobre a rede hoteleira e os pontos turísticos de Salvador e das cidades próximas. O plano de ação envolve tanto a atuação de policiais militares, civis, rodoviários, agentes federais, como de agentes da Guarda Municipal, de trânsito e da Defesa Civil.
A segurança no estado ainda será reforçada pela presença de cerca de 2,3 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica que estarão na Bahia. Tropas do Exército também vão formar uma força de contingência que, apesar de não estar nas ruas, pode ser acionada em casos de emergência e crise.
Alguns dos homens das tropas federais serão deslocados para cidades vizinhas onde ficarão hospedadas as delegações da Alemanha, Croácia e Suíça, como os municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Mata de São João.
No início de maio, o esquema foi testado durante o clássico Bahia e Vitória, pelo Campeonato Brasileiro, envolvendo a escolta das delegações, o controle das atividades nos arredores da Arena Fonte Nova e as vistorias antibombas. O patrulhamento da cidade será mantido.