O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta quinta-feira que a dengue está controlada no país e descartou o risco de uma epidemia da doença durante a Copa do Mundo. Segundo ele, das 12 cidades-sede, apenas Salvador e São Paulo ainda registram transmissão, mas os casos devem cessar em algumas semanas.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a estimativa do governo é que sejam registrados menos de 40 casos da doença nas 12 cidades-sede durante o Mundial. “Não podemos pedir uma trégua à dengue porque vai ter Copa. Mas, provavelmente, teremos uma ocorrência muito baixa”, destacou.
Sobre o aumento de casos de sarampo, sobretudo no Nordeste, o secretário lembrou que mais de 75% dos turistas estrangeiros que devem visitar o país durante a Copa são das Américas, onde não há transmissão da doença.
“A gente vem se preparando desde o ano passado”, disse, ao citar medidas preventivas como a vacinação de trabalhadores da área de turismo nas cidades-sede e a vacinação de crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos em todas as regiões metropolitanas da Região Nordeste.