O cantor Roberto Carlos não entrará na Justiça contra o livro O réu e o Rei, de autoria do jornalista Paulo César de Araújo, em que o ator conta a história da batalha judicial que enfrentou ao divulgar a biografia Roberto Carlos em detalhes (Ed. Planeta), publicada em 2006 e retirada das livrarias após acordo na Justiça entre César, editora e o artista. A decisão sobre o novo livro de Araújo foi anunciada ontem, por meio de nota assinada pelo advogado do artista, Marco Antônio Campos. Ele ressaltou que o livro não é uma biografia de RC, mas uma autobiografia do autor, e que, ao contrário do livro anterior, a obra não contém invasão de privacidade e/ou injúrias ou difamações à pessoa do canto.
Leia Mais
Câmara aprova publicação de biografias sem autorizaçãoAcademia Brasileira de Letras entra no processo contra censura de biografiasSTF derruba pedido de João Gilberto para impedir biografia Roberto Carlos faz 80 anos: Da rejeição de gravadoras a sucesso internacionalSEM ALARDE
O réu e o Rei chegou às livrarias sem a habitual divulgação de obras do tipo, mas já é o segundo colocado na lista dos mais vendidos de não ficção – a tiragem foi de 30 mil cópias. Hoje é possível barrar biografias feitas sem a autorização de biografados ou herdeiros por meio de dois artigos do Código Civil. A Câmara dos Deputados aprovou há dias um projeto que permite a publicação de biografias sem autorização. O texto seguiu para o Senado Federal e, caso seja aprovado, vai à sanção presidencial.