Os atrasos e cancelamentos foram provocados pelo fechamento do aeroporto no início da manhã por causa de forte neblina e de um incidente envolvendo um avião da companhia Total Linhas Aéreas. Neste momento o aeroporto funciona normalmente.
O avião precisou fazer um pouso de emergência no Eduardo Gomes depois de ter tido problemas na decolagem, na cidade de Coari (AM). Ao todo, entre passageiros e tripulantes, 49 pessoas estavam a bordo e ninguém se feriu.
Apesar disso, um esquema de segurança foi montado na pista do aeroporto, com a presença de bombeiros e de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando o piloto da aeronave comunicou que teria problemas para pousar, por volta das 22h30 de ontem (30).
Depois do pouso, o avião com problemas ficou parado na pista principal do aeroporto até as 3h30 de hoje, o que provocou diversos atrasos que posteriormente se somaram à necessidade de fechamento do terminal por causa dos problemas climáticos.
A assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no aeroporto de Manaus não soube informar o que provocou os problemas na decolagem em Coari. Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a Total Linhas Aéreas não deu informações sobre o que provocou o pouso de emergência da aeronave..