Segundo a Artesp, toda movimentação nas rodovias será fiscalizada e regulada pela agência em sua sede, em tempo real, em conjunto com o Centro de Controle da Copa (CICCR). As concessionárias terão de reforçar suas equipes de trabalhadores em dias críticos e os painéis eletrônicos das rodovias poderão conter mensagens escritas em inglês. A segurança dos ônibus das delegações será realizada pela Polícia Federal (PF), com batedores da Polícia Militar (PM).
A atenção é grande nas rodovias Anchieta e Imigrantes por conta da movimentação de delegações e de turistas dos cruzeiros que desembarcam no Porto de Santos. A Artesp determinou que a concessionária Ecovias tenha atenção redobrada para as operações especiais, como inversão de pistas. A concessionária terá de planejar com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) o adiamento ou antecipação da circulação de cargas especiais em dias críticos, a exemplo do que é feito nos períodos de fim de ano.
A agência reguladora paulista informou, por meio de comunicado à imprensa, que o plano para reduzir o impacto provocado pelos caminhões que transportam a safra de grãos pelas rodovias que dão acesso ao Porto de Santos, chamado de Plano de Gestão Integrada da Baixada, continuará durante o período da Copa. A própria Artesp e a Ecovias terão de gerir o fluxo de veículos junto com a administração portuária, terminais logísticos, pátios reguladores e Polo Industrial de Cubatão..