O comandante da operação para garantir a segurança do evento, coronel Neviton Pereira Junior, o motivo das prisões foi incitação à violência e desobediência. Ele disse que os manifestantes ultrapassaram o espaço previamente delimitado para eles e não acataram as ordens dos policiais para recuar. Os detidos participavam de protesto que começou na Praça do Relógio, em Taguatinga, cidade a cerca de 20 quilômetros de Brasília. O ato incluía caminhada até a área da Brasília Fan Fest. Arora isso, a PM não registrou, até o momento, ocorrências no perímetro do evento.
A programação do Brasília Fifa Fan Fest começou ao meio-dia, com teatro e apresentação de teatro infantil do grupo Mapati, seguida de show de Henrique e Ruan. Após a transmissão da partida entre Brasil e Croácia, o evento será encerrado com show do cantor Gusttavo Lima.
A festa atraiu moradores de várias partes do Distrito Federal (DF). O casal de namorados Melissa Tainá Menezes, de 19 anos, e Vinícius de Assis, de 22, vieram de Riacho Fundo I, região administrativa do Distrito Federal, acompanhados do amigo Davi Santos de Albuquerque, de 21 anos, também estudante.
A dentista Sheyla Porto, de 26 anos, e sua enteada, Ketley Eduarda Nascimento da Silva, de 14, vieram de Águas Claras. Elas pretendem assistir a outros jogos no Fifa Fan Fest, caso o evento corra com tranquilidade hoje. "Vamos ver como vai ser hoje", disse Sheyla. As duas saíram de casa após as 16h e também não tiveram problemas no trânsito.
Para o engenheiro André Ribeiro, de 26 anos, e sua namorada, a estudante Giuliana Soares, de 21, tiveram chegada ainda mais tranquila ao evento. "A gente mora aqui perto e, por isso, veio a pé", disse Giuliana. "A gente gosta é da bagunça. Tentamos comprar ingresso na internet várias vezes e não fomos sorteados, então resolvemos assistir aqui", disse André..