O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, afirmou que o País não registrou problemas nos aeroportos durante a Copa do Mundo.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cerca de 430 mil pessoas passaram pelos 20 principais aeroportos do País durante o primeiro sábado de Copa do Mundo. Desde o dia 11, o índice de atrasos nos aeroportos do País está em 4,2%, enquanto o de cancelamentos alcançou 8,2%. "Minha expectativa é que nas próximas semanas possamos manter o mesmo padrão de atendimento", disse o ministro da Aviação.
O diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, informou que os indicadores estão dentro do esperado em todas as regiões do País.
Participaram também da coletiva o ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale.
Aumento de passageiros
O crescimento constante do número de passageiros que passam todos os anos pelos aeroportos do País deve mudar o conceito de aeroporto pronto, segundo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.
"Aeroporto pronto é um conceito que vamos ter de, daqui para frente, tratar com muito cuidado. A taxa de crescimento de passageiros chega a 11% ao ano. Os aviões crescem. Então vamos permanentemente fazendo intervenções nos aeroportos, para garantir área disponível para os passageiros e para os aviões", disse Moreira Franco.
O ministro contou ainda que o consórcio vencedor da concessão de administração do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, apresentará em agosto o plano de exploração para o aeroporto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
"(O Aeroporto) Tem de estar pronto até abril de 2016", afirmou Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac, lembrando que o contrato firmado com o governo prevê a instalação de 26 novas pontes de embarque e instalação de mais 68 pontos de check in, entre outros itens..